logo-cbf

A Mandala da Inovação é um livro incompleto!

Acabei de terminar o livro do Fernando Seabra e tenho que dizer, trata-se de um livro incompleto, se você ainda não leu já comece sabendo disso, se já leu e não tinha reparado recomendo que releia depois de ler este texto.

Não me entenda mal, o livro começa muito bem, o Fernando fala com muita propriedade sobre inovação, sobre os impactos de não inovar, os primeiros capítulos são um prato cheio para quem é apaixonado por inovação, o livro começa a ficar incompleto quando conhecemos a tal da Mandala da Inovação.

Já começa que no primeiro elo “Busca” você começa a ter que completar o livro com suas próprias informações para só assim descobrir o que é e qual é a sua Essência.

Não bastasse isso, você ainda precisa preencher alguns Canvas para isso, no processo você descobre qual sua natureza, porque você faz o que faz, além de descobrir como ganhar dinheiro e autoridade fazendo o que você mais ama fazer, cada Canva tem um tutorial e um estudo de caso.

Nem bem começamos a nos surpreender com isso já somos surpreendidos com dois Canvas no elo dois “Conexões” um dos Canvas trás uma metodologia mostra como ser menos interesseiro, mais interessado e por consequência mais interessantes, além disso no outro Canva deste elo aprendemos a fazer um tal de Networking Sustentável e no processo nos conectar e conectar outras pessoas que podem se ajudar.

Já no elo 3 Visão são 3 Canvas para serem preenchidos, neles a gente descobre e reafirma nossa Missão, Visão e Valores, Respondemos as perguntas que nos mostram as 7 fontes da Inovação de Peter Drucker, descobrimos o passo a passo para a Inovação Continua e como isso proporciona transformações em nossos projetos.

No elo 4 desenvolvimento aprendemos a designar tarefas e decisões para as pessoas ideais tirando máximo de sinergia disso, aprendemos a identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, além de como elaborar a nossa Venda Ideal.

O elo 5 Pitch é um dos mais incompletos, se você não preencher o Canva o capitulo inteiro não faz sentido, você precisa ver o estudo de caso, preencher e sentir na pele como é ter um Pitch bem desenhado.

No final no elo 6 Encontro começamos a entender nosso ecossistema e preenchendo os dois Canvas conhecemos melhor nosso micro e macro ambiente de inovação, São dois Canvas que preenchidos nos mostram que nosso mundo e maior e mais produtivo do que imaginamos.

Enfim o livro A Mandala da Inovação é um livro incompleto porque quem completa ele é você! Quando você lê e responde perguntas, você completa o livro porque está de fato vivendo a inovação prática, a mandala é um círculo, não tem fim assim como o processo de inovação é continuo.

Decidir completar esse livro é decidir abraçar e viver a inovação, precisa ter compromisso e coragem pra isso, você tem?

Artigo escrito por:

Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer

LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn

Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)

Compartilhar:

Copyright - Todos Direitos Reservados.