Eu sei que você levanta a bandeira de que a Inteligência Artificial não vai substituir ninguém, que ela não vai tomar empregos, que é uma ferramenta incrível e a coisa toda, mas, meu anjo, se você fala tudo isso, mas automatiza até os “Bom dia” das suas comunicações, você está sendo mega hipócrita e duas caras. Eu não gosto mais de você, simples assim. Quando tiver uma festa, por exemplo, não vou te chamar.
Você atrapalha meu flow no LinkedIn quando eu estou tentando criar conteúdos e vejo sua notificação. Penso que pode ser alguém com alguma dúvida ou alguma mensagem genuína e, na verdade, é só sua automação querendo me vender algum curso ou produto incrível sem nem se dar ao trabalho de saber se eu me interesso por isso ou se faz parte da minha realidade esse tipo de solução.
Você me incomoda me marcando em sorteios que não me interessam, me convidando para grupos dos quais não me inscrevi para fazer parte, me enviando ofertas fora de contexto no WhatsApp, me marca em postagens, responde minhas mensagens com conversas prontas e até meus comentários que faço elogiando seus conteúdos são respondidos por bots e são as mesmas respostas para todos os comentários.
Sua “presença” online está cada vez mais ausente, superficial, e nossa relação está ficando cada vez mais fria. Pare com isso, apenas pare. Eu sei que seu dia é corrido e você tem milhões de coisas para fazer. Sei que talvez não te sobre muito tempo para interagir com seus seguidores nas redes sociais, mas, sabe, talvez você não precise de fato interagir com todos eles, não precise vender para todos eles. Talvez você só precise falar com alguns de nós, que só queremos falar com você mesmo e não com a versão robótica.
Se você quer vender para mais pessoas e não tem tempo de abordar mais pessoas, me explique de onde vai tirar tempo para atender mais pessoas? A conta meio que não fecha, saca? Vamos lá, vai me dizer que não tem meia hora para fazer sua prospecção pessoalmente? Dez minutos para responder algumas mensagens? Cinco minutos para agradecer um comentário no seu post? Pensando bem, você não deve nem estar lendo este artigo, né?
Bom, mas se por um milagre do acaso você teve tempo para ler até aqui, espero que não te pareça que estou levantando a bandeira contra as IAs. Eu jamais faria isso. Inclusive, eu vou usar uma para corrigir este texto assim que terminar de escrever e mostrar para a Thais. Também vou usar uma para me ajudar a fazer a capa deste artigo, mas, se você comentar no meu post, eu vou te responder pessoalmente, talvez até com um vídeo. Se me enviar um direct, vou te responder pessoalmente, talvez até com um áudio.
Porque, para mim, a IA serve para me ajudar a fazer melhor o que já faço, só que em menos tempo. No dia que uma IA tomar meu lugar no relacionamento com meu público, isso significa que eu perdi a coisa mais importante para um criador de conteúdo, que é a conexão com meu público. Gente gosta de gente. Eu gosto de você, tanto que escrevi este artigo para te pedir para parar de deixar as automações afastarem a gente.
E, como protesto, vou enviar o link deste artigo para você toda vez que me responder, abordar ou prospectar com IA. Agora vou me despedir de você, como sempre, escrevendo aqui pessoalmente, letra por letra. Agora é só ir lá e colocar em prática o que aprendeu neste artigo. Vai pra cima e um beijo, lá naquele lugar.
Artigo escrito por:
Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer
LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn
Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)
Site: StorLabs Omini Marketing