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A estratégia da “Comida de Ontem”

Se você já foi a uma peixaria, já comeu comida de ontem. Mas relaxa, a quantidade de gordura, sal e o armazenamento fazem com que isso não seja prejudicial à sua saúde. O sabor fica até melhor porque ficou mais tempo em contato com os temperos. Quer um exemplo clássico?

Vamos pegar um peito de frango, por exemplo. Ele vai ser filetado e temperado. Se não for todo consumido no almoço, uma parte será preparada no jantar. Se no outro dia ainda houver filés de peito de frango, eles serão empanados e servidos como um novo prato. Se ainda assim sobrarem, serão marinados e transformados em parmegiana.

Isso acontece com vários tipos de pratos. Peixes viram pirão, carne vira almôndega, frios viram arroz de forno. Nada se perde, tudo se transforma. E você pode – e deve – fazer o mesmo com o seu público: sirva comida de ontem para eles.

Só lembre de dar uma modificada no prato, entendeu? Confira os números: quais conteúdos deram mais resultado, curtidas, interações, alcance? Em que formato foram veiculados? Daí, você pode pegar o texto dessa postagem e fazer um vídeo, por exemplo.

Pegue o vídeo mais popular e transforme em um post estilo carrossel. Ou pegue um trecho do vídeo, onde a legenda seja estratégica, e crie uma postagem. Se você escreve artigos, pode pegar um trecho e fazer postagens no estilo frases, ou criar vários conteúdos a partir deles.

Não se esqueça de explorar também os conteúdos de outras redes sociais. No Insta, por exemplo: stories, caixas de perguntas, lives do YouTube, eventos do LinkedIn… Tudo que já deu certo no seu perfil ontem pode ser requentado e repaginado para ser servido como um prato novo.

Essa é uma estratégia que não tem como dar errado. Afinal, você está entregando o tipo de conteúdo que as pessoas que te seguem querem consumir. Ou seja, você está servindo uma versão nova do prato favorito do seu seguidor.

Pensa assim, lindeza: amanhã você vai servir seu público com conteúdos que vão fazer eles ou reclamarem do sabor e procurarem outro lugar para consumir, ou sentirem que já provaram aquilo antes e quererem mais e mais.

E sabe o que acontece quando a gente gosta de alguma coisa? A gente conta pra todo mundo que conhece. Ou seja, gente que se parece com a gente. Da mesma forma, quem gosta do seu conteúdo indica ele para pessoas parecidas, o que faz você sempre ter o público ideal consumindo de você.

E tudo isso sem precisar inventar a roda. Apenas vendo o que eles gostam e servindo comida de ontem. Parece simples? Porque é simples mesmo. Por exemplo, este artigo que você acabou de ler é minha comida de ontem: ele deu certo como postagem no Insta, como vídeo no TikTok e como áudio no Spotify, sacou?

Então agora, lindeza, é só colocar em prática o que aprendeu com essa leitura. Vai pra cima, e um beijo bem preparado lá naquele lugar.

Artigo escrito por:

Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer

LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn

Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)

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