Se você já foi a uma peixaria, já comeu comida de ontem. Mas relaxa, a quantidade de gordura, sal e o armazenamento fazem com que isso não seja prejudicial à sua saúde. O sabor fica até melhor porque ficou mais tempo em contato com os temperos. Quer um exemplo clássico?
Vamos pegar um peito de frango, por exemplo. Ele vai ser filetado e temperado. Se não for todo consumido no almoço, uma parte será preparada no jantar. Se no outro dia ainda houver filés de peito de frango, eles serão empanados e servidos como um novo prato. Se ainda assim sobrarem, serão marinados e transformados em parmegiana.
Isso acontece com vários tipos de pratos. Peixes viram pirão, carne vira almôndega, frios viram arroz de forno. Nada se perde, tudo se transforma. E você pode – e deve – fazer o mesmo com o seu público: sirva comida de ontem para eles.
Só lembre de dar uma modificada no prato, entendeu? Confira os números: quais conteúdos deram mais resultado, curtidas, interações, alcance? Em que formato foram veiculados? Daí, você pode pegar o texto dessa postagem e fazer um vídeo, por exemplo.
Pegue o vídeo mais popular e transforme em um post estilo carrossel. Ou pegue um trecho do vídeo, onde a legenda seja estratégica, e crie uma postagem. Se você escreve artigos, pode pegar um trecho e fazer postagens no estilo frases, ou criar vários conteúdos a partir deles.
Não se esqueça de explorar também os conteúdos de outras redes sociais. No Insta, por exemplo: stories, caixas de perguntas, lives do YouTube, eventos do LinkedIn… Tudo que já deu certo no seu perfil ontem pode ser requentado e repaginado para ser servido como um prato novo.
Essa é uma estratégia que não tem como dar errado. Afinal, você está entregando o tipo de conteúdo que as pessoas que te seguem querem consumir. Ou seja, você está servindo uma versão nova do prato favorito do seu seguidor.
Pensa assim, lindeza: amanhã você vai servir seu público com conteúdos que vão fazer eles ou reclamarem do sabor e procurarem outro lugar para consumir, ou sentirem que já provaram aquilo antes e quererem mais e mais.
E sabe o que acontece quando a gente gosta de alguma coisa? A gente conta pra todo mundo que conhece. Ou seja, gente que se parece com a gente. Da mesma forma, quem gosta do seu conteúdo indica ele para pessoas parecidas, o que faz você sempre ter o público ideal consumindo de você.
E tudo isso sem precisar inventar a roda. Apenas vendo o que eles gostam e servindo comida de ontem. Parece simples? Porque é simples mesmo. Por exemplo, este artigo que você acabou de ler é minha comida de ontem: ele deu certo como postagem no Insta, como vídeo no TikTok e como áudio no Spotify, sacou?
Então agora, lindeza, é só colocar em prática o que aprendeu com essa leitura. Vai pra cima, e um beijo bem preparado lá naquele lugar.
Artigo escrito por:
Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer
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