De estagiária a principal concorrente: a jornada empreendedora de Ana Paula Dahlke

Sobre Ana Paula Dahlke

Ana Paula Dahlke é uma jornalista, empreendedora e mentora que vem se destacando no ecossistema de inovação e negócios de Santa Catarina. Formada em Jornalismo, ela é a fundadora dos portais Economia SC e Economia SP, além de ser sócia do estúdio de desenvolvimento Lune.

Nos últimos três anos e meio, Ana Paula construiu uma trajetória impressionante, conquistando marcos importantes como embaixadora do Clube BoraFazer, eleita por três anos (2021/2022/2023) entre as 10 principais profissionais de imprensa em inovação e startups do Brasil, pelo Startup Awards, TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças, diretora da regional Vale do Itajaí da Associação Catarinense de Imprensa e membro do conselho estratégico do LIDE Mulher SC. Atualmente, o Economia SC é o veículo de comunicação de Santa Catarina mais seguido no LinkedIn, com mais de 60 mil seguidores.

Do Jornalismo ao Empreendedorismo

A jornada de Ana Paula começou ainda na adolescência, quando, ainda no Ensino Médio, teve seu texto escolhido entre os 10 melhores da escola pública em que estudava. Essa foi a primeira de muitas conquistas que viriam a seguir.

Após cursar o Ensino Médio Integrado em Informática no Instituto Federal Catarinense, Ana Paula optou pela graduação em Jornalismo, uma área que sempre a interessou. Durante a faculdade, ela já começou a publicar textos em jornais impressos e portais online da região, adquirindo experiência e se destacando entre seus colegas.

Em 2017, ainda na faculdade, Ana Paula iniciou um estágio não obrigatório em um veículo de comunicação especializado em economia e negócios. Esse foi seu primeiro contato com o jornalismo especializado, algo que viria a se tornar a base de seu empreendimento.

De Estagiária a Empreendedora

Quando chegou o fim do estágio, em 2019, Ana Paula enfrentou a dúvida sobre o que fazer: aceitar uma oferta de emprego, tentar oportunidades em grandes veículos ou empreender. Ela optou pela terceira opção e, em apenas dois dias, lançou o Economia SC.

A pandemia de COVID-19, que chegou logo em seguida, poderia ter sido um grande obstáculo, mas acabou se tornando uma oportunidade para o negócio de Ana Paula. Com as pessoas em casa consumindo mais conteúdo online, o Economia SC viu seu número de acessos mensais saltar de 12 mil para 100 mil em apenas um mês.

Desde então, o Economia SC tem se consolidado como uma referência em conteúdo sobre economia, negócios, inovação, tecnologia, startups, carreiras e sustentabilidade, não apenas em Santa Catarina, mas em todo o Brasil.

Dicas para Empreendedores

Ao longo de sua trajetória, Ana Paula acumulou valiosas lições que compartilha com outros empreendedores. Algumas de suas principais dicas são:

• Explore o máximo possível durante a faculdade ou início de carreira: Aproveite essa fase para experimentar diferentes possibilidades e encontrar sua vocação.
  • Seja autêntico e crie seu próprio estilo de comunicação: Não copie conteúdo dos outros, desenvolva sua própria voz e maneira de se comunicar.
  • Invista no relacionamento com a imprensa: Aprenda a escrever releases eficazes e a se relacionar bem com jornalistas para aumentar suas chances de ser citado em grandes veículos.
  • Aproveite as oportunidades do LinkedIn: Mantenha seu perfil atualizado, conecte-se com as pessoas certas e compartilhe conteúdo de qualidade.
  • Não se deixe abalar pelos “nãos”: Lembre-se de que cada “não” está te levando mais perto do seu “sim” verdadeiro.

Conclusão

A trajetória de Ana Paula Dahlke é uma inspiração para empreendedores de todas as idades. Sua determinação, criatividade e capacidade de adaptação a desafios a tornaram uma referência no ecossistema de inovação e negócios de Santa Catarina e do Brasil.

Ao compartilhar suas experiências e dicas valiosas, Ana Paula contribui para que outros empreendedores possam trilhar seus próprios caminhos rumo ao sucesso. Sua história mostra que, com persistência, autenticidade e uma mentalidade empreendedora, é possível transformar sonhos em realidade.

Confira o BoraFAzer Talks #15 no YouTube: BoraFazer Talks #15 – de Estagiária a Principal Concorrente com Ana Paula Dahlke (youtube.com)

Ana Paula Dahlke: LinkedIn