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Endomarketing digital – Seu ambiente online afasta ou atrai clientes?

Fala lindeza! Se você olhar no Google vai encontrar a definição de endomarketing como “Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores.” Mas não vou te encher de termos técnicos, vamos simplificar dizendo que Endomarketing é mostrar que você cuida bem da casa, dos seus e evidenciar isso para o público.

Se você tem uma empresa que recebe pessoas para consumir seus produtos e serviços isso pode ser uma sala de recreação para seus colaboradores curtirem nos momentos de descanso, cadeiras mais confortáveis, eventos, benefícios coisas que façam eles felizes de um tanto que transpareça para o público, além, é claro, de um investimento em branding para o seu ambiente, quadros, cores, formas, totens, para que o público viva a experiência de consumir de você.

Se você não tem uma empresa assim com certeza já visitou alguma franquia de escola de idiomas, fastfood, saúde ou outra em que reparou em coisas assim. O endomarketing mostra que o dono se importa com a experiência do cliente, tanto que está disposto a investir no cenário e no elenco tanto quanto no espetáculo, saca?

O contrário também é mega verdadeiro. Ambientes que não querem te entregar nada além de um produto ou serviço, transmitem essa sensação, eles são frequentados por gente que está atrás de preço, não ligam pra qualidade e vão trocar o lugar por outro que dê centavos de desconto sem pensar duas vezes. Não tem relacionamento, não tem endomarketing.

Tá, mas e no digital, como cuidar do endomarketing? O endomarketing no digital segue as mesmas regras, investir na sua equipe, enviando para eles itens que possam usar tanto para trabalho como para lazer, bonificar conquistas. A Nubank, por exemplo, durante a pandemia enviava os kits para o “Nubunkers” com garrafas, adesivos, blocos. Algumas empresas enviavam cadeiras, almofadas, eles queriam funcionários felizes.

Depois é cuidar do ambiente digital, seu site não deve ser uma vitrine de produtos, pelo menos não se você quiser que alguém se envolva com você. Acesse o site do Itaú e veja, os primeiros conteúdos são sobre facilidades para clientes e usuários, no site da Redbull tem mais conteúdos sobre eventos e esportes do que sobre os energéticos da marca, eles não estão tentando te empurrar produtos, querem te envolver.

As redes sociais das maiores empresas de seus segmentos também têm esse objetivo, quando você acessa o perfil da Bis, por exemplo, você não vê promoções, você vê um chocolate que interage com você, até mesmo a grande universidade de Harvard foca em divulgar a experiência vivida por seus mestres e alunos do que te oferecer um pacote de intercâmbio.

Endomarketing digital é um investimento, logo, tem retorno, pessoas felizes trabalham por mais do que um pagamento, elas fazem parte de algo maior, tem um pertencimento aí, idem para clientes que se sentem vivendo uma experiência, eles acabam com a nítida sensação que no final o produto ou serviço foram um brinde que ganharam quando pagaram pela experiência de consumir de você.

Como a gente tá íntimo já, eu tenho liberdade pra te falar isso, lindeza, quero que você arrume melhor sua casa, cuide melhor da sua equipe, entregue uma experiência para seus clientes. Eu vou entrar nas suas redes sociais, tá? Vou acessar seu site e se eu me sentir envolvido vou virar seu cliente, seu admirador, vou falar bem de você por aí e me considerar parte do seu crescimento.

Combinado? Então agora é só ir lá e colocar em prática o que você aprendeu nesse artigo, vamos pra cima e um beijo, lá naquele lugar!

Gustavo Aron – Fundador StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer

LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn

Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)

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