Se você soubesse como essa frase é perigosa e como ela está te privando de coisas incríveis na sua vida tanto pessoal quanto profissional, você nunca mais diria, escreveria ou pensaria nela.
Fala lindezas, eu quero te mostrar hoje os perigos de usar uma frase tão perigosa e limitadora que fez com que empresas bilionárias simplesmente desaparecessem.
Essa frase fez uma empresa que dominou mais de 45% por cento do mercado “GLOBAL” uma empresa que tinha um produto que era objeto de desejo de empresários e estrelas de cinema, afinal em meados dos anos 2000 quem não tinha um Blackberry nas mãos estava ultrapassado.
Essa frase faz com que motoristas percam suas vidas todos os dias nos acidentes de transito por acharem que o cinto de segurança atrapalha ou é superestimado.
Essa frase faz com que atletas se lesionem por achar que o alongamento é uma perca de tempo.
Ela fez a Blockbuster rir da proposta da Netflix, ela fez a Xeroz perder o trono, fez a Kodak fracassar mesmo tendo inventado sua própria substituta, a camera digital.
Mas Gustavo que frase perigosa é essa? E se ela é tão perigosa assim porque as empresas não para de falar ela? Bom caro leitor, essa frase é muito comum apesar de seus perigos, você com certeza já usou ela recentemente.
A frase é “Não Precisa”
Quantas vezes você deixou de fazer algo por dizer a si mesmo que não precisava disso ou daquilo? No ano de 2005 o Youtube foi ao ar com a proposta de veicular vídeos online, sucesso, a empresa foi comprada pela gigante google e não parou de crescer desde então.
Uma empresa assim não precisava fazer mais nada não é mesmo? Bastava manter o bom trabalho, mas a empresa não parou, ela agora oferece filmes, produções originais e títulos comerciais, você pode alugar filmes inclusive assistir por um tempo e devolver.
O Youtube Music permite ouvir seus cantores favoritos, podcastas, vídeos rápidos e fotos um ecossistema de conteúdos, gente e soluções muito além dos vídeos, imagine se eles tivessem dito “Não Precisa” e continuado com o bom trabalho de sempre.
E você hein? Seu negócio tem uma rede social ativa? Você tem feito algum esforço para inovar a maneira como oferece soluções aos clientes e membros da sua equipe? Seu site é responsivo? Você faz parte de um comunidade ativamente ou só está lá, você acha que não precisa de nada disso?
Eu já te mostrei alguns exemplos de empresas que disseram a frase “Não Precisa” e tiveram um final infeliz, mas olha essas empresas que resolveram viver a inovação continua:
- Nubank: A fintech brasileira é conhecida por sua abordagem inovadora no setor bancário, oferecendo serviços bancários sem tarifas e com uma experiência digital simplificada. O Nubank continua a inovar, expandindo sua oferta de produtos e serviços.
- Totvs: Uma das maiores empresas de software do Brasil, a Totvs é conhecida por sua atuação inovadora no desenvolvimento de soluções empresariais. Eles investem consistentemente em pesquisa e desenvolvimento para atender às necessidades do mercado.
- Instagram: A empresa revolucionou a forma como as pessoas compartilham fotos e vídeos, criando uma plataforma de mídia social focada em imagens. O Instagram introduziu recursos como filtros de fotos, stories, IGTV e reels, que se tornaram populares entre os usuários e influenciadores. Além disso, a plataforma tem sido pioneira em parcerias com marcas e criadores de conteúdo, estabelecendo novas formas de publicidade e monetização no mundo digital.
Com certeza você conhece vários exemplos de ambos os casos, mas nunca deve ter parado para pensar que sua empresa pode estar a um “Não Precisa” de ter um trágico fim.
Como matar essa palavra?
Assim como dizer que “Não Precisa” é uma coisa simples apesar de perigosa, matar essa palavra também é simples apesar de poderoso, basta transformar ela numa pergunta.
“Não Precisa?”
- Vamos fazer uma live em uma rede social com parceiros para aumentar nosso SEO e gerar material para cortes e distribuir nosso conteúdo?
- Não precisa!
- Não Precisa?
Assim você mata essa frase tão perigosa usando ela mesma, se abre para possibilidades incríveis, experiências, conquistas e te levar para lugares e te conectar com pessoas que você nunca viveria, conheceria ou trabalharia junto.
Essa semana você vai ser confrontado a tomar decisões que já tomou várias vezes, eu te desafio a parar de dizer “Não Precisa” e começar a se perguntar “Não Precisa?”
Eu te garanto você vai descobrir que muita gente precisa, muitos problemas precisam, e até mesmo você precisa.
Comente aqui se faz sentido para você vamos pra cima e um bejo, lá naquele lugar.
Gustavo Aron – Fundador StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer
LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn
Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)