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10 mitos das startups: crenças que podem levar ao fracasso

É comum observarmos empreendedores que, apesar de se dedicarem intensamente aos seus negócios e terem ideias inovadoras, ainda enfrentam dificuldades para alcançar o sucesso.

Muitas vezes, isso se deve à crença em mitos que distorcem a realidade do que é realmente necessário para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Este artigo aborda dez mitos que são armadilhas capazes de levar uma startup promissora ao fracasso e explica como combatê-los.

Ao compreender e superar esses equívocos, é possível aumentar significativamente as chances de transformar ideias em negócios bem-sucedidos. Aqui estão:

Mito 1: “uma ideia brilhante garante o sucesso”

Infelizmente, essa não é a realidade; uma ideia inovadora é apenas o estopim. A verdade é que uma ideia brilhante não possui valor se não for inserida no mercado e testada. Para o sucesso do negócio, é necessário transformar seu conceito em um produto ou serviço que resolva problemas; essa transformação só ocorre através de muito trabalho árduo, planejamento de estratégias e um time comprometido.

Mito 2: “o ajuste produto-mercado (Product-Market Fit) é uma conquista única”

Uma crença que a maioria dos empreendedores têm é que, após alcançar o Product-Market Fit, o trabalho está finalizado. Porém, a realidade é que se trata de um ciclo contínuo, pois o mercado está sempre se atualizando, assim como as exigências dos consumidores. Logo, uma startup deve prestar atenção permanente ao ambiente externo, ajustando e adaptando o seu produto continuamente para que ele se mantenha cada vez mais relevante no mercado competitivo.

Mito 3: “grandes produtos não precisam de marketing”

Esse mito pode gerar o fracasso de um negócio. O marketing é essencial, independente do produto ofertado. Muitos acreditam que oferecendo algo excepcional, ele vai se vender sozinho. Porém, sem uma sólida estratégia de marketing, o produto pode cair no esquecimento devido ao mercado cada vez mais competitivo. Peguemos como exemplo a Apple. Mesmo disponibilizando alguns dos produtos mais inovadores no ramo de eletrônicos, a empresa conta com uma estratégia consolidada de marketing para se manter atrativa aos consumidores.

Mito 4: “lançar um MVP valida todo o negócio”

Aqui temos mais uma falácia que muitos empreendedores acreditam. Colocar um Produto Mínimo Viável (MVP) no mercado é apenas o início da jornada. Ele coloca em prática as hipóteses iniciais, porém não valida a verdadeira capacidade do produto. Para isso, é necessário seguir algumas fases após o lançamento, como a aprimoração do MVP com base em feedbacks de clientes iniciais e early adopters, além de levar em consideração o que o mercado necessita. Sem a atualização e aprimoramento constante, é possível o fracasso do negócio.

Mito 5: “os pioneiros sempre vencem”

Sair na frente não é garantia para o êxito de um negócio. Em muitos casos, os chamados “segundos entrantes” ou “seguidores rápidos” acabam aprendendo com os erros desses pioneiros e passando na frente deles ao oferecer produtos mais qualificados. Por exemplo, vamos considerar o que houve com o Snapchat e o Instagram Stories. O Snapchat saiu na frente de todos ao introduzir o serviço de envio de fotos e vídeos e o desaparecimento após 24 horas. Porém, o Instagram Stories, baseando-se no serviço, o aprimorou de diversas maneiras e garantiu maior sucesso no mercado, praticamente levando seu concorrente ao esquecimento.

Mito 6: “os fundadores devem dominar tudo”

Esse é um dos piores mitos colocados em prática. Quando um fundador considera a ideia de que deve saber tudo sobre todos os setores do seu negócio, ele arrisca ser mediano em tudo. Para que um negócio atinja sua capacidade máxima, é necessária uma equipe multidisciplinar bem estabelecida, com especialistas de diversas áreas que possuam habilidades que se complementem. Outro fator para se atingir o êxito é a capacidade do fundador de delegar tarefas.

Mito 7: “mais horas trabalhadas = mais sucesso”

Esse mito é um dos que mais causa prejuízo a um negócio. O excesso de trabalho pode gerar diversos danos, como baixo desempenho do colaborador e muitos efeitos negativos sobre sua saúde, como esgotamento e até mesmo burnout. É essencial saber conciliar o trabalho com as horas de lazer e descanso. Além disso, para que a startup tenha um ótimo rendimento e longevidade, também é necessário trabalhar de maneira inteligente e saber priorizar atividades que gerem alto valor e impacto ao negócio.

Mito 8: “um produto superior garante clientes fiéis”

Um produto de alta qualidade na realidade não garante o famoso “cliente ideal”. A fidelidade de um consumidor é alcançada e mantida através de um ótimo atendimento, atualização constante do produto e inovação contínua para se manter adaptada às demandas dos clientes. O negócio que negligencia um relacionamento de qualidade com seu consumidor corre o risco de vê-lo mudar para seu concorrente e perder espaço no mercado.

Mito 9: “é necessário investimentos de capital de risco para ter sucesso”

Está aí mais uma crença comum do empreendedor, que na verdade é uma mentira. Obviamente contar com investimentos no início de um negócio é algo que pode ser muito útil, porém na verdade não é sinônimo de sucesso. Muitas startups se ergueram através do bootstrapping, isto é, usando seus próprios recursos para um crescimento exponencial. O primordial nesse caso é possuir um sólido modelo de negócios e focar na rentabilidade, além de transformar seus clientes iniciais em clientes ideias através de um produto de alta qualidade.

Mito 10: “é preciso a perfeição antes do lançamento.”

A pura verdade é que a perfeição não existe e é uma grande inimiga do progresso de um negócio. Se fosse assim, produtos tops de linha como o iPhone, por exemplo, talvez nunca tivessem sido lançados no mercado (este ano a Apple lançou a 16ª versão do produto). É essencial colocar seu produto no mercado, pois esperar por essa “perfeição” pode levar a perdas valiosas de oportunidades. Com seu lançamento, a empresa pode receber feedbacks úteis para atualizá-lo e transformá-lo sempre em uma versão mais atraente ao consumidor.

A transformação dos 10 mitos em 10 certezas 

Esses 10 mitos ilustram a causa de muitas startups fracassarem ou até mesmo nunca serem lançadas no mercado. O empreendedor precisa acabar com ideias pré-concebidas do que faz uma startup ser bem-sucedida.

A verdade é que alguns pontos são essenciais para uma boa presença no mercado, como obter feedback constante, atualizar seus produtos através da inovação contínua, ter uma equipe consolidada ao dispor e possuir um sólido modelo de negócios.

Esses mitos precisam ser desconstruídos o mais rápido possível para que novos produtos revolucionários cheguem ao mercado melhorando a qualidade de vida da nossa sociedade.

Artigo escrito por: Fernando Seabra, Mentor em Inovação Prática, LinkedIn Top Innovation Voice, TEDx Speaker, Investidor Anjo, Board Advisor-Bossa Invest e Fundador Clube BoraFazer.

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