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Já ouviu aquela música do Vendedor?

Não conhece? Pois é, o curioso é que tem várias, algumas bem legais. A do Djavan é muito boa, o Rappa também tem uma bem legal, mas não está fresco na sua memória. Mas se eu te perguntar sobre uma música de garçom, você vai lembrar mais fácil. A do Reginaldo Rossi é irada, lembra? “Garçom, aqui nessa mesa de bar”.

Além do mundo musical, no seu cotidiano você com certeza vai ter mais reclamações sobre vendedores chatos do que sobre garçons chatos. A gente reclama de garçons quando eles demoram, repara, a principal reclamação é por você estar com muita vontade de consumir o que ele vai te entregar.

Já no caso do vendedor, a reclamação é que ele quer muito que você compre o que ele está vendendo. Agora vamos para as redes sociais, vamos para a internet em geral.

Eu quero usar ela para lazer, para relaxar. Se você me atrapalhar nestes momentos com suas ofertas, eu vou ficar muito puto com você.

Mas adivinha, eu vou usar ela para comprar também. Nessa hora, eu vou atrás de você. Se você fez um bom trabalho de SEO, eu vou te achar antes dos seus concorrentes. Se eu já confiar em você por termos um relacionamento digital, eu vou comprar de você com todo gosto, ainda posto nos stories que estou comprando de você. Você é top, você é massa, eu amo você.

Porque pra mim você não é um vendedor chato que me atrapalha, você é um garçom que me traz o que eu pedi. Inclusive, eu tenho muitos amigos chatos que nem eu para quem eu vou contar como foi top comprar de você.

Imagina esse cenário lindo: você está sempre criando conteúdos sobre seu serviço, mas evidenciando as soluções que ele promove. Você tira dúvidas, você diverte. Isso tudo começa a te dar autoridade.

Dentre seus conteúdos, tem alguns comerciais. Daí, além de autoridade, você se posiciona como provedor de soluções. Percebe que isso une a fome com a vontade de comer?

Se você tornar sua presença na internet atrativa, acolhedora e confiável, ela vai ser deliciosa demais para ser ignorada. As pessoas vão entrar para ver o cardápio, vão fazer o pedido, aí você entrega, elas consomem, se apaixonam e contam para outras, e a coisa começa a crescer pra caramba, sacou?

Mas se você é da turma do pé na porta e oferta na cara, pelo menos faça a lição de casa. Ofereça para as pessoas certas, nem todo mundo é seu público. Uma solução simples é fazer o basicão mesmo: chega no prospect e manda: “Olá, você tem problemas com XPTO?” Se a pessoa disser que sim, pronto, dê um show de objetividade que é sucesso.

Se a pessoa disser não, pergunte se ela conhece quem tem esse problema, agradeça e vá pra próxima. Não vai nessa de que a venda começa quando a pessoa diz “Não”, que isso é papo de guru. O não é não e pronto.

Eu tenho uma empresa de mídias sociais, identidade visual e criação de conteúdo há mais de 6 anos. Todas as minhas vendas foram feitas assim, atraindo gente ao invés de abordando, então eu sou suspeito para falar se esse é o melhor jeito de vender online.

O certo é você testar qual jeito rola melhor pra você. Só tenta criar uma situação em que você atua mais como garçom do que como vendedor, eles vão cantar mais sobre você.

Agora é só você ir lá e colocar em prática o que você aprendeu nesse artigo. Vai pra cima e um beijo, lá naquele lugar.

Artigo escrito por:

Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer

LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn

Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)

Site: StorLabs Omini Marketing

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