Tá maluco? Como você me fala uma barbaridade dessas? Com o perdão da expressão “Calma Calabreso” eu também achei estranho quando ouvi meu amigo Carlos Monteiro falando essa mesma frase até que ele complementou. A frase completa é:
“Não faça networking, construa relacionamentos!”
Vivemos em uma economia de relacionamentos onde as relações certas te colocam em lugares onde o bom e velho networking jamais te colocaria. Quando eu falo “velho networking”, me refiro aos cartões de visita, os flyers, os e-mails de spam com ofertas mirabolantes se vendendo como a última esperança da humanidade e mais recente o bombardeio de mensagens via Instagram direct, Facebook Messenger, WhatsApp e pasmem, até no LinkedIn que eu considerava a rede social mais sóbria de todas.
Você já deve ter sentido isso, você está lá sendo feliz, ralando, lutando para criar seus conteúdos, mostrando para o seu público suas soluções, dando um duro danado e do nada chega uma notificação de mensagem, você sente uma felicidade, pensa que pode ser um lead se qualificando, pensa que pode ser uma dúvida de um seguidor, pensa que pode ser um pedido de orçamento, mas não, trata-se de “Networking”.
Mais uma mensagem, mais uma frustração, muito texto copiado e colado, sem nenhuma afinidade com você, produtos e serviços que você não se interessa, alguns nem sabem quem é você. Agora, imagine se pra você é tão chato passar por isso, imagine para as pessoas quando você faz a mesma coisa, não faça networking, pelo menos não esse networking interesseiro que não soma nada, só espanta oportunidades, poluem grupos e prejudica o trabalho de gente que poderia ter mais sucesso.
Construa relacionamentos! Faz bem para o seu negócio mostrar o quanto você é interessante, mas você pode fazer isso sem parecer tão interesseiro, você tem seus canais de produção de conteúdo, use eles para mostrar seu interesse em resolver os problemas dos clientes, mostre-se mais interessado, se identificar alguma necessidade mostre o caminho para suas soluções, mas não se esqueça de conectar outras pessoas também, afinal você não resolve tudo, mas pode ter contatos que outras pessoas não tem.
Esses comportamentos de colocam na mente dos outros como um provedor de resultados, uma pessoa interessante. Esse tipo de pessoa não precisa fazer networking, ela tem relacionamentos genuínos com pessoas que compõem um ecossistema que não compra de qualquer um. O Fernando Seabra fala sobre Networking Sustentável, acho o termo apropriado, o conceito de sustentável se refere à capacidade de algo ser mantido e sustentado ao longo do tempo, sem esgotar os recursos necessários para sua existência futura.
Logo, o tal do Networking Sustentável é um processo que se mantém. Eu te ajudo com minhas soluções, mas para os problemas que eu resolvo, o que eu não resolvo indico outro especialista, repara que formamos um triângulo aí, você com seu problema resolvido vai falar de mim, já somos quatro, nesse ponto a pessoa que te indiquei já entra no seu meio e vai receber outras indicações, um evento de multiconexões que se mantém porque todo mundo se interessa, soma e faz acontecer.
Postar aleatoriamente suas ofertas não vai te ajudar a vender mais, ouvir as pessoas com problemas e oferecer soluções ou pessoas com soluções sim, as conexões e os relacionamentos nos fazem mais capazes, completos e fortes, sozinho você é só um, por mais sensacional que você seja, juntos nós fazemos qualquer coisa.
Encerro este artigo deixando alguns convites, te convido a ouvir mais as pessoas nos canais dos outros, te convido a usar mais o seu canal para falar das suas soluções, te convido inclusive a convidar pessoas para falar das soluções e problemas delas nos seus canais e principalmente te convido a parar de fazer networking e começar a construir relacionamentos e conexões de verdade, aceita?
Artigo escrito por:
Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer
LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn
Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)
Site: StorLabs Omini Marketing