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Eu preciso estar em todas as redes sociais?

Já ouviu falar no termo “Posicionamento Omnichannel”? é o novo “Quântico”. De uns tempos pra cá tudo tem Omnichannel no nome para parecer mais importante e abrangente, muito por conta de ser mega interessante o sentido da palavra, se você já leu a bíblia ou já foi na missa ou viu algum filme religioso já conhece essa palavra a muito tempo, afinal Deus é onipresente. Que foi? Acabou de perceber que já tinha ouvido essa palavra antes dela ficar famosa na internet, né? De nada!

Mas vamos continuar, o conceito básico de omnichannel ou onicanal no bom e velho português, prega que você deve estar presente em muitos canais para ser encontrado por um público maior o que faz todo sentido matemático, afinal, quanto maior a área de cobertura, mais usuários você recebe, o google inclusive adora esse tipo de trabalho. Se você por exemplo digitar StorLabs ou Gustavo Aron agora no google vai ficar tudo Roxo e vão ter fotos minhas, textos, vídeos, em todas as redes sociais.

Só que o omnichannel não é isso, ele é só uma ferramenta para distribuição inteligente de conteúdo, o resultado de se fazer isso bem feito não te deixa famoso no google, mas te mostra para o grupo de pessoas certas, do contrário você só estaria atirando para todos os lados torcendo para acertar alguma coisa e caso acerte que seja lucrativo, estratégia essa que está mais atrelada a sorte do que ao profissionalismo.

Tem uma expressão em inglês para essa necessidade doida de participar das coisas antes que elas acabem, deram o nome chique de FOMO, sigla que vem da expressão em inglês “fear of missing out”, em português, medo de ficar de fora, você já viu isso, o mais recente é “Eu sou não sei o que lá e é claro que eu não sei o que, não sei o que lá” que está correndo a internet e blogueiros, empresas e políticos estão fazendo.

Toda vez que me perguntam em quais redes sociais é interessante ter um perfil minha primeira resposta é “todas elas” afinal são grátis e graças ao TikTok todas tem versões para vídeos rápidos, ou seja, se você fizer um vídeo de até um minuto, pode postar o mesmo em todas elas. Fotos? Você pode usar em várias delas também, textos, áudios, enfim todas as mídias podem ser distribuídas, massa, né?

Mas a pergunta não é mais em quais estar, mas como e principalmente, para quem estar, afinal você não vende pra todo mundo, e nem todo mundo é um bom consumidor para o seu conteúdo, sair postando pra todo lado te leva para aquela situação de contar com a sorte, vamos dividir o público em dois: 01 Consumidores e 02 Compradores e agora vamos dividir seu conteúdo em dois: 01 Para seguidores e 02 Para compradores, e pronto, vamos mirar e atirar.

Mirando no público 01 você vai atirar o conteúdo 01, falando sobre assuntos do seu nicho, onde essa galera passa mais tempo? Se for no insta, apele para o visual, o instagram começou e sempre será uma rede social de aparências, se for no linkedin, apele para uma foto básica e um baita texto, se for no tiktok vídeos simples vão ter mais efeito, no twitter opinião, no youtube, ensine como fazer, o público 01 não compra de você, mas quer saber mais sobre o nicho, aprender como fazer, rir, ouvir, perguntar, participar, isso é massa, te traz autoridade e indicações.

Mirando no público 2 você vai atirar o conteúdo 02, falando das soluções que você vende, as dores que cura, os caminhos que encurta, as conexões, relacionamentos, oportunidades, mas atenção, você não pode fazer ofertas do mesmo jeito em todas as redes sociais, nem deve, pra vender no tiktok por exemplo você primeiro mostra funcionando depois fala que está a venda, já no youtube é interessante usar uma estratégia de lançamento, etc.

O público 02 compra de você, mas detesta propaganda, a maioria vem atrás de preço, não se relaciona com você, quer pouco papo, pagam e somem, então você precisa de abordagens comerciais diferentes para cada rede social, daí, não é interessante estar em tantas para não gastar energia e recursos demais sem precisão.

Que diferença faria para o seu negócio se você tivesse um milhão de seguidores no Pinterest? Agora, que diferença faria para o seu negócio se você tivesse um instagram com 10k? Esse tipo de análise vai te ajudar a identificar as redes sociais para se posicionar, o que vai te ajudar a definir mão de obra, verba e sua presença, onde você tem mais contato com o público 01 e 02.

O tal do Algoritmo te mostra para 10% dos seus seguidores, se você se posicionar bem isso vai ser ótimo, afinal se você tem 500 seguidores e seu conteúdo aparece para 50 deles, bem posicionado ou você tem 50 interações genuínas ou 50 possíveis compradores, saca?

Em quantas redes sociais você deve estar? Em todas! Mas só se você tiver braços, verba e tempo pra isso, do contrário escolha as mais relevantes para o seu negócio, isso vai te ajudar a ter mais sucesso inclusive, do jeito certo, ou seja, alcançando pessoas com problemas e mostrando para elas soluções, resolvendo e se posicionando como uma autoridade, ou com eu chamo, como um Fazedor!

Diz o poeta “O artista vai onde o povo está” você sabe onde seu público passa mais tempo, então vai lá e passe esse tempo com eles, comece por aí e vá expandindo até o google ficar da sua cor quando pesquisarem por seu nome, empresa, nicho e com o tempo, até quando pesquisarem por um problema que você resolve.

Agora lindeza é só ir lá e colocar em prática o que você aprendeu neste artigo, vai pra cima e um beijo, lá naquele lugar!😘

Artigo escrito por:

Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer

LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn

Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)

Site: StorLabs Omini Marketing

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