Nesse dia, um grande empresário, com seu relatório em mãos, procurou o maior investigador do mundo com uma pergunta muito curiosa:
“– Onde está o lead?”
Sherlock Holmes tinha acabado de solucionar um grande mistério na cidade e estava empolgado com esse novo desafio. Ele analisou as pistas. O perfil do homem havia recebido várias visitas, a interação com o conteúdo estava indo muito bem: mensagens, cliques nos anúncios, tudo parecia perfeito, mas… nada de vendas.
O assistente de Sherlock sugeriu que talvez fossem os criativos que estavam ruins ou que as CTA’s estavam fracas, mas Sherlock não deixaria uma pista dessas passar. Ele estava convencido de que havia outra explicação.
Com sua lupa, foi atrás de outras pistas. Investigou os atendentes, os clientes antigos, as campanhas passadas, e reparou em algo assustador.
“- É elementar, meu caro Watson!” Ele havia matado a charada, resolvido o mistério e convocou uma reunião com o empresário e sua equipe para apresentar suas conclusões.
Mostrando uma campanha antiga que havia gerado algumas vendas, perguntou:
- Essa campanha foi a que trouxe mais resultados para vocês?
- Sim – responderam o empresário e sua equipe.
- E essas foram as campanhas seguintes, que deram cada vez menos resultados?
- Sim – responderam novamente.
- Pois bem – disse Sherlock. – Vocês estão aplicando hoje as técnicas de ontem, esperando que elas gerem bons resultados amanhã. Isso não é estratégia, é jogar dinheiro e tempo fora.
Todos ficaram surpresos, afinal, tinham aprendido que o segredo do sucesso era constância e tempo, mas ali estava o maior detetive do mundo dizendo que essa era a razão de suas campanhas não estarem gerando vendas.
- O público de vocês mudou, eles pensam diferente agora. Se continuarem agindo da mesma forma, terão cada vez menos resultados. Em menos de 10 anos, o helicóptero, o piloto e o cameraman foram substituídos por um drone. Quem não acompanha, fica para trás.
O investigador falou sobre entender o comportamento, a evolução na maneira como as pessoas consomem conteúdo, compram, pagam, as tendências, e como se modernizar sem perder a originalidade.
Com apenas algumas mudanças estratégicas, as coisas começaram a melhorar para o empresário. As campanhas passaram a gerar mais resultados e o mistério do Lead Fantasma foi resolvido.
Como? Perguntas, análises e a capacidade de evoluir junto com o público.
Agora, lindeza, que tal pegar sua lupa e investigar o que está acontecendo com seus leads?
Vai pra cima e um beijo, lá naquele lugar.
Artigo escrito por:
Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer
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