Pronto, começaram os papinhos de guru do marketing, né? Bom, lindezas, já te garanto que não vou tentar te vender nada neste artigo. Vamos falar de vender no insta, essa missão tão misteriosa que tanta gente jura dominar e tanta gente acha que não consegue. Vou te contar o que testei e que deu certo. Primeiro, vamos conceituar uma venda como:
“Uma troca de algo de valor por outra coisa de valor.”
Então, você pode vender seu conteúdo por tempo e atenção, por exemplo, e acredite, essas são as moedas mais valiosas do mundo digital. Por exemplo, você parou tudo que estava fazendo para ler este artigo. Ou seja, eu te vendi um conteúdo em troca da sua atenção e do seu tempo. Como eu fiz isso?
Primeiro, eu chamei sua atenção com um título que te fez querer saber mais. Depois, eu comecei a te dar indícios de que sei exatamente do que estou falando. Ou seja, uma garantia de que eu vou te entregar o produto que você comprou com seu tempo e atenção. Anote esses dois itens.
Você pode dizer que não vai pagar suas contas com atenção, eu discordo, mas vamos para a parte da grana. Como eu vendo um plano de saúde, um sistema fotovoltaico, educação, viagens em uma rede social que não permite links nos comentários, onde é cada vez mais difícil crescer e onde concorremos com estrelas, blogueiros e empresas gigantescas?
Você só precisa fazer a engenharia reversa da compra. O que o seu cliente quer comprar? Vamos de exemplo? Quem paga 12 reais em uma coca-cola não quer um refrigerante. Afinal, tem refrigerantes bem mais baratos à venda. Eles querem tomar coca-cola, idem para quem compra um iPhone ou uma masterclass para fazer 6 em 7 ou um bolo do Baba de Moça.
Eles não querem apenas um produto, eles têm um desejo. Se você entender esse desejo, vai começar a vender a coisa certa do jeito certo. Se você quer vender cursos de idioma, precisa entender o desejo de quem paga por isso. Eles não querem um diploma, eles querem falar com estrangeiros, viagens, carreiras internacionais. Venda isso!
No Instagram, ganha quem é mais bonito, sexy, engraçado, polêmico. Sua estratégia lá não pode ser baseada apenas em postagens bonitas, memes aleatórios, vídeos, vitrines frias. A vitrine do shopping te ganha porque você vê gente lá dentro além dos produtos. Tô mentindo?
Espero que você esteja anotando, porque aqui vai uma equação linda pra você:
Chamar a Atenção + Oferecer o desejo = Venda (CA+OD=V)
Agora eu vou fazer algo pouco indicado e vou te dizer que você não precisa de um designer para isso. Tiro no pé para mim, que trabalho neste ramo, mas de fato você não precisa. Uma foto com um texto básico, um vídeo com uma música, bloco de notas do iPhone, quote do Canva, uma edição feita nos stories do seu Insta.
Tudo isso vai ter mais resultados que a arte mais elaborada do mundo. Você não está em um concurso de artes, você está vendendo desejo em troca de atenção para fazer vendas. Dentistas vendem sorrisos. Fotos de gente sorrindo perto de uma pessoa sorrindo de boca fechada com o texto “Trago sua coragem de sorrir em 3 dias” (CA+OD=V).
Um psicólogo vai ter mais resultados com um vídeo de uma família conversando normalmente, uma música de fundo e um texto “Uma conversa pode mudar tudo, a falta de uma também”. Enfim, no Instagram você vai vender mostrando para as pessoas que você tem o que elas desejam.
Daí, lindeza, é só repetir tudo. Tenha constância, encontre uma quantidade confortável, use umas três hashtags, uma do seu nicho, uma sobre o tema e outra com seu nome ou nome do seu negócio. Tenha foco. Se queria curtidas, analise quantas conseguiu. Idem para outros objetivos. Afinal, sem mirar, você não acerta e sem medir você não melhora.
Não olha agora, mas acabamos de criar uma estratégia de posicionamento e produção de conteúdos focada em vender no Instagram juntos. A cereja do bolo é o tráfego pago, mas não mexe com isso agora não. Isso a gente conversa em outro artigo. Por enquanto, foca nessa parte. Isso vai fazer seu tráfego ter ainda mais resultado. Como eu sempre falo, vai pra cima. Se precisar de ajuda, me chama e um beijo, lá naquele lugar!
Artigo escrito por:
Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer
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Site: StorLabs Omini Marketing