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Como perder clientes: um guia definitivo em quatro partes

Ué, como assim perder clientes? Quem é que teria a curiosidade de aprender técnicas para perder clientes? Você! Bom, pelo menos deveria. Mas vamos começar logo, porque tenho certeza de que você vai concordar comigo.

Primeira parte: Por que você precisa começar a perder clientes?

Vamos imaginar uma situação juntos. Digamos que você tenha uma loja que vende produtos naturais. Um cliente entra na sua loja, pede um produto e te paga. Se você fizer um bom atendimento, ele volta quando precisar de mais. Até que o algoritmo identifica que ele é consumidor desse tipo de produto e começa a entregar conteúdos para ele comprar mais barato e sem sair de casa.

Nesse momento, ele vai optar por comodidade, agilidade e economia, mas só se ele for seu cliente. Porque um cliente é isso: uma pessoa que entra, compra e vai embora. Você precisa perder clientes para dar espaço a pessoas que não só compram, mas também gostam de você. Gente que não liga de ir mais longe, pagar mais caro ou esperar mais tempo para consumir suas soluções. Fãs de verdade da sua marca.

Segunda parte: Como começar a perder clientes?

Você vai precisar investir um pouco em storytelling, mostrar que você não vende só um produto, mas que há uma história por trás, que há um significado. Não significa que terá que gastar mais dinheiro nisso. A Starbucks, por exemplo, fez isso com uma simples caneta ao escrever o nome dos clientes no copo.

Terceira parte: Você não cria fãs, você os conquista

Para isso, é necessário criar uma cultura no seu negócio voltada para oferecer uma experiência memorável. A Disney, por exemplo, chama seus colaboradores de “Elenco”, porque considera cada atendimento um “Show”. E eles levam isso muito a sério, seja com um guardanapo dobrado na forma de personagens ou surpreendendo clientes no quarto com cestas e roupas.

Quarta parte: Mostre os problemas que você resolve

Direcione seu foco em mostrar para todos quais são os problemas que você resolve. Não use o marketing apenas para promover seus produtos. As pessoas não querem falar com um vendedor — com vendedor, é pouco papo. Elas querem falar com gente interessante. E não tem nada mais interessante do que uma pessoa interessada.

Viu só? Perder clientes não é tão ruim. Porque, quando você tem pessoas que adoram suas soluções, que se relacionam com sua marca e que querem fazer parte de uma comunidade, elas se tornam a parte mais valiosa do seu negócio. Comece a semear, e logo você vai sentir na pele e no bolso todas as vantagens de perder clientes.

É só colocar em prática o que aprendemos juntos. Vai pra cima! E um beijo… lá naquele lugar.

Artigo escrito por:

Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer

LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn

Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)

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