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E-mail – A chave da porta da frente!

Quantas pessoas te ligaram hoje? Quantas mensagens te mandaram no Whats, marcações nas redes sociais, palmas no seu portão… bastante, né? E e-mails? Opa, aí a conversa fica mais séria não é mesmo? Uma pesquisa de 2016 mostrou que a maioria das pessoas verifica o e-mail em média 1 vez a cada hora. Particularmente eu acesso um pouquinho mais, conheço pessoas que trabalham com a tela do e-mail aberta e apertam “refresh” o tempo todo para ver se não “perdeu” nada.

O e-mail ainda é uma mídia de porta de entrada extremamente relevante e poderosa. Newsletters, cupons, atualizações cadastrais, compras, novidades, chegou um e-mail a gente para e confere, a gente procura nas caixas de spam e se não encontramos o e-mail que queremos entramos em contato com as pessoas para saber porque carambas não chegou o e-mail.

Eu não vou começar o cursinho de e-mail marketing aqui não tá bom? O papo hoje é sobre como conseguir e-mails, saca? Pegue o e-mail! Quando você pega o e-mail você pega uma chave da porta da frente da rotina das pessoas, você tem sinal verde para entrar e falar com elas, então, sem querer ser repetitivo, mas já sendo, pegue o e-mail, como?

Bom, a segunda melhor maneira de conseguir alguma coisa é pedindo, a primeira é oferecendo algo em troca, por exemplo, digamos que você tenha uma loja de produtos infantis, se você oferecer um guia para noites tranquilas ensinando mães de primeira viagem a fazer o bebê dormir melhor em troca do e-mail, elas vão te dar na hora.

Se você vende conhecimento, pode oferecer mapas mentais em sites como Figma, MindMeister, roteiros no Google Docs, Notion. Se você vende organização pode oferecer planilhas, grupos privados de WhatsApp, Telegram ou Discord. Vende produtos? Que tal oferecer uma comunidade com clientes e amigos que possam compartilhar ideias e dúvidas sobre isso, promoções, cupons, ofertas “for members only” você tem muitas opções para pegar o e-mail deles.

Outra maneira super interessante de coletar e-mails são as “Pesquisas Bonificadoras”. Pergunte as pessoas se elas querem X ou Y e se estão dispostas a responder um pesquisa sobre Y, se você vende crie um questionário que te ajude a filtrar um bom cliente e peça para seu público responder em troca de um mini e-book sobre SEO para leigos. Na primeira página de cadastro use o campo de nome, telefone e e-mail, pronto! Você segmentou um caminho que vai te trazer e-mails e contato telefônico de gente interessada no que você vende.

Tem uma assessoria em vendas? Que tal oferecer um checklist para otimizar o e-commerce do seu público e condicionar a entrega deste documento a uma pequena pesquisa onde eles vão responder perguntas sobre suas dificuldades de vender online? Você coleta o e-mail e afunila um público o que te deixa com a faca e o queijo na mão. Como se faz um questionário assim? Use o Google Forms lindeza, é grátis e super fácil de usar e personalizar.

E claro não podemos deixar de fora a estratégia do amigo do peito. Condicione um prêmio para amigos que trouxerem e-mails de amigos, gente doida anda com gente doida, logo, gente que gosta de X anda com gente que gosta de X. Você pega dois e-mails de possíveis clientes numa mesma jogada, use a estratégia que couber melhor no seu negócio.

Pegou? Muito bom, agora é hora de reunir esses e-mails. Se você tem alguma ferramenta de CRM, maravilha, se não tem, anote todos numa planilha do google e é hora de fazer a estratégia dos 03 contatos. Se não sabe do que estou falando volte duas casas e leia meu último artigo, porque agora você tem alvos lindos para atingir, e-mails valiosos de gente que se interessa no que você vende e vai adorar ter um relacionamento com sua marca e, claro, com você.

Eu já disse, mas não custa repetir, um e-mail dado representa uma cópia da chave da porta da frente das pessoas. Se elas te dão isso em troca de uma pequena amostra das coisas que você vende significa que elas querem ser suas clientes, daí como dizia papai: “É só fazer o gol e correr pro abraço” entendeu lindeza? Como eu sempre digo, agora é só ir lá e colocar em prática o que você aprendeu nesse artigo, vai pra cima e um beijo, lá naquele lugar.

Artigo escrito por:

Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer

LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn

Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)

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