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Melhorar seu marketing não vai melhorar suas vendas

E nem é bom que aumente, pense aqui comigo, se você tem um fluxo de entrega e sua equipe de marketing simplesmente turbina sua divulgação ao ponto de começar a chegar mais pedidos do que você consegue atender e, para atender tudo, você começa a fazer uma entrega expressa do que geralmente faria no seu fluxo normal.

Talvez você atenda bem 10% dessas pessoas. Nessa situação otimista você estaria investindo em uma divulgação que faria 90% das pessoas terem uma péssima primeira impressão dos seus trabalhos, ou seja, pagando para fazer o melhor marketing do mundo para a pior parte do seu trabalho.

Melhorar suas vendas também não é uma solução eficiente, imagine que você criou uma máquina de vendas, que todos os dias te traz um cliente ideal e você atende essa demanda tranquilamente entregando um resultado excelente, no outro dia tudo se repete, de novo e de novo… Nessa situação você estaria investindo tempo e intelecto para estagnar seus resultados no famoso “Suficiente”.

Então, se melhorar o marketing não resolve e melhorar as vendas não basta, por que tem tanta gente vendendo ferramentas e soluções para fazer exatamente isso? Porque são as respostas mais fáceis e todo mundo sabe que um negócio precisa de um bom marketing e de vendas que não param de melhorar, mas eu li recentemente num livro sobre Peter Drucker que:

“O que todo mundo sabe geralmente está errado.”

Vamos lá, lindeza, não se faz marketing sem estar preparado para lidar com a demanda gerada por esse marketing, e não se melhora vendas sem estar preparado para entregar o mesmo serviço de qualidade para todos os clientes trazidos por suas ferramentas de vendas, então como diz mamãe:

“Antes de trazer gente pra casa, arruma a casa.”

Uma casa arrumada faz a visita gostar, comentar com outros como foi a experiência. Com a casa arrumada você começa a organizar a mão de obra, o que vai te permitir acrescentar braços para atender mais pessoas, isso vai te permitir melhorar suas vendas, por consequência isso vai gerar o melhor tipo de marketing que é aquele feito por clientes satisfeitos e que tiveram uma ótima experiência com você.

Daí sim, lindeza, você começa a melhorar seu marketing, redes sociais, sites, google, a coisa toda, porque agora você está focando em entregar soluções e resultados para um público e não tentando loucamente encontrar público para o produto ou serviços que você quer muito vender.

Entender suas capacidades atuais, ouvir o que o público quer de fato comprar te dá um mapa de como posicionar tudo que você tem para fazer tudo que precisa ser feito, quando você torna isso um processo sustentável pode aplicar melhor suas soluções, sua mão de obra, desenvolvimento e principalmente a experiência do cliente ao consumir de você, saca?

Faça com que todo marketing seja para mostrar para as pessoas a transformação que consumir de você proporciona, faça com que cada venda não seja apenas por lucro, que signifique algo, que seja secundário, que sirva para incrementar o relacionamento com você.

Porque se o seu diferencial é o marketing, você não é um bom vendedor, se o seu diferencial é a venda, suas conexões são todas comerciais pensadas para bater metas e chegar a resultados, mas se você é bom em entregar resultados para um público que te segue, se relaciona com você e confia nas suas soluções você para de fazer vendas e começa a criar relacionamento com parceiros de verdade.

Como eu sempre digo, agora é só você ir lá e colocar em prática o que você aprendeu neste artigo. Vai pra cima e um beijo, lá naquele lugar!

Artigo escrito por:

Gustavo Aron – Fundador da StorLabs, comunidade dos Fazedores e membro do Clube BoraFazer

LinkedIn: Gustavo Aron StorLabs | LinkedIn

Instagram: Gustavo Aron (@storlabs.marketing)

Site: StorLabs Omini Marketing

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