Entendendo o Pitch Canvas
O Pitch Canvas é uma metodologia que Fernando Seabra criou há cinco anos atrás e vem aprimorando ao longo do tempo. Essa ferramenta é essencial para empreendedores que buscam atrair investidores para seus negócios.
Segundo Fernando, o Pitch é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com o objetivo de conquistar o interesse da outra parte, seja um investidor ou um cliente, pelo seu negócio. Ele define o Pitch como uma ferramenta de trabalho, assim como uma espátula é para um chef de cozinha ou uma bola é para um jogador de futebol.
Consciência de quem você é
O primeiro passo é ter consciência de quem você é como empreendedor. Muitos empreendedores acreditam que têm a melhor ideia do mundo e que os clientes vão adorá-la e comprar a qualquer preço. Essa é uma percepção totalmente equivocada.
O empreendedor representa um grande risco para o investidor, especialmente nos estágios iniciais. É importante entender que o investidor não está interessado apenas na sua ideia, mas também no seu perfil, habilidades e capacidade de execução.
Objetivos do pitch
O Pitch deve ter dois objetivos principais:
- Mostrar que seu projeto apresenta a maior viabilidade possível.
- Demonstrar o menor risco possível.
Não é o momento de contar histórias ou detalhes desnecessários. Lembre-se de que o investidor vai se lembrar de muito pouco do que você apresentar, então tudo que não cumprir esses objetivos pode atrapalhar a sua avaliação.
Elementos essenciais do pitch
Fernando Seabra criou 15 elementos essenciais que devem estar presentes no seu Pitch:
- Problema que Resolve: Deixe claro qual o problema que seu produto ou serviço resolve de forma simples e objetiva.
- Como é Resolvido: Explique de maneira concisa como sua solução resolve esse problema.
- Sua Autoridade: Demonstre por que você e sua equipe são os melhores para resolver esse problema.
- Mercado e Tamanho: Apresente informações sobre o tamanho e potencial do mercado que você atende.
- Diferencial e Inovação: Destaque o que torna sua solução única e inovadora.
- Estágio e Resultados: Compartilhe os principais resultados e etapas alcançadas até o momento.
- Expectativas e Próximos Passos: Fale sobre suas metas e planos futuros.
- Necessidades e Prazos: Deixe claro o que você precisa e por quanto tempo para atingir seus objetivos.
- Sistema Integrado de Monetização: Apresente de forma detalhada seu modelo de negócios e formas de gerar receita.
- Importância do Smart Money: Mostre por que o investimento de um investidor estratégico é valioso para seu negócio.
- Sinal Vermelho: Evite demonstrar desespero na captação de recursos, equipe não focada e falta de mercado relevante.
- Sinal Amarelo: Tenha cuidado com fundadores não focados, falta de complementaridade na equipe e paixão pelo projeto, não pelo problema.
- Timing Ideal: O melhor momento para buscar investimento é quando você não precisa dele. Valide seu negócio primeiro.
- Perguntas Essenciais: Tenha respostas preparadas para as 10 perguntas mais comuns de investidores.
- Mindset do Empreendedor: Tenha a coragem de se jogar no “abismo da incerteza” para realizar seu sonho empreendedor.
Seguir essa estrutura de Pitch Canvas pode fazer toda a diferença na hora de conquistar o interesse de investidores estratégicos para seu negócio.
Confira o BoraFazer Talks #13 no YouTube: (1102) BoraFazer Talks #13 – Pitch Canvas A Receita do Pitch Ideal com Fernando Seabra – YouTube